sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Medo....

Lembra que falamos da excitação do medo?


Medo e excitação

Se você gosta de filmes de terror, já sabe que o medo pode ser excitante. Muitas pessoas gostam de sentir medo. E a excitação da reação de luta ou fuga pode ser prazerosa e até imitar a excitação sexual, o que faz que não seja nenhuma surpresa o fato de pessoas quererem ver filmes de terror e andar de montanha-russa em encontros românticos.
Existem evidências científicas que apóiam a conexão entre o medo e a excitação. O psicólogo Arthur Aron conduziu um estudo usando o tão comum medo de altura. Ele fez que um grupo de homens andasse por uma ponte instável de 140 m suspensa a uma altura de 70 m, ao passo que outro grupo teve de andar sobre uma ponte idêntica, mas perfeitamente estável. No final de cada ponte, os homens encontravam a estonteante assistente de Aron, que fazia a cada participante um conjunto de perguntas relacionadas a um estudo imaginário e lhes dava o número de telefone dela caso quisessem obter mais informações. Dos 33 homens que cruzaram a ponte estável, dois ligaram para a assistente. Agora, dos 33 homens que andaram sobre a ponte instável, nove ligaram. A conclusão de Aron foi que o estado de medo estimula a atração sexual.

diferente ne?

14

8 comentários:

Marcelo Machado disse...

Lula, eu acho essas pesquisas muuuuito estranhas. O cara parte de um pressuposto que, na cabeça dele, já é um fato, e aí monta uma ponte de 70 metros de altura (e se alguém fica excitadão e cai lá de cima?!) e 140 metros de extensão, passa uns coitados de uns voluntários pela traquitana e ABRACADABRA: provou a tese.
Não sei, pra mim está mais para circo do que pesquisa séria...

Luiz Bevilacqua e Denis Andreatta disse...

Concordo com o que vc disse, pai...não acho esse o melhor exemplo pra provarmos que o medo excita. No entanto, no final da discussão chegamos a conclusão que todo o prazer de uma montanha russa o de todos esses "brinquedos" radicais estão no risco de vida, na excitação pelo risco de morte que acaba liberando a famosa adrenalina.....

O que acha?

Marcelo Machado disse...

Adrenalina dá barato, acho que é assim que o medo pode ser excitante.
Veja aqui:
http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI261536-EI1729,00.html
Mas que o cara não precisava montar uma traquitana de 70 metros de altura para provar isso, não precisava.

Rodrigo Teixeira disse...

Um exemplo para tentar provar que o medo excita.

Quem nunca aprontou uma baguncinha com a namorada(o) escondidos dos pais? Não deu medo?....Num foi muito mais excitante?

Rodrigo Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Bevilacqua e Denis Andreatta disse...

Ótimo exemplo Rô.....geralmente essas bimbadas vêm acompanhadas de orgasmos inesquecíveis.....

Marcelo Machado disse...

A não ser que os pais apareçam- aí fica sendo a famosa meia-foda...

Pri Tutida disse...

Bem, aí vai meu comentário (baseado em alguns princípios de psicanálise Freudiana e Lacaniana), porém de maneira muuuuito superficial, pois o tema daria horas de discussão)

No fundo, o que está por trás do experimento de Arthur Aron é a relação entre a MORTE e o GOZO(como energia libidinal).

Não é a toa que os franceses chamam o gozo (sexual) de ‘petit mort’.

Tenho alguns textos que falam sobre isso e posso disponibilizá-lo ao grupo - assim que possível, pedirei à Luciana de envie para vocês.