Navegando pela Internet, encontrei um texto super interessante sobre um assunto que, creio eu, deve render boas discussões: "a sociabilidade virtual". Dêem uma olhada no texto e me digam se concordam ou não.
Obs: Acho que o tema "Fé" deve ser abordado posteriormente. Rendeu bastante e acho que os assuntos devem ser completamente esgotados. Depois conversamos melhor sobre a dinâmica dos grupos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Uma pena eu não poder ir ao grupo do dia 22/08 com tema tão contemporâneo (se é que a contemporaneidade existe).
Mas deixo aqui, minha sugestão: tentem fazer uma leitura semiótica sobre a questão da sociabilidade virtual.
O que é a semiótica? De maneira bastante sintética, é a ciência que estuda os INDICES, ICONES e SIGNOS.
O homem contemporâneo (de novo, se é que a contemporaneidade existe), está imerso num universo de signos imensamente maior que seus antecessores --> basta olhar para a sua tela de computador, neste exato momento, e contar: quantos ícones "microsoftianos" você está "visualizando"?
("visualizando" é a palavra/signo, que subistitui, neste universo virtual, a palavra/signo "vendo", que tal refletir também sobre as mudanças linguísticas a que estamos submetidos neste novo universo de sociabilidade?)
Assim, a sociabilidade virtual, se dá, basicamente através do alargamento de INDICES, ICONES e SIGNOS a que o sujeito está submetido.
Por isso, ao pensar no tema da sociabilidade virtual, não podemos esquecer o olhar da semiótica.
Fica aqui minha sugestão.
Estarei presente no grupo do dia 29/08, para assim, deixar de habitar o universo virtual deste grupo (rs).
Postar um comentário